Câmara Municipal de Tapiratiba

RESUMO DOS TRABALHOS EM PLENÁRIO – 10ª SESSÃO ORDINÁRIA, REALIZADA NO DIA 28 DE JUNHO DE 2021.

Na 10ª Sessão Ordinária da Câmara, realizada NESTA SEGUNDA-FEIRA, DIA 28, às 18:30 deram entrada para apreciação das Comissões e depois desta análise para deliberação do Plenário, os seguintes projetos encaminhados pelo Executivo Municipal:
  I.    PROJETO LEI Nº 019/2021, que dispõe sobre a regulamentação da concessão de benefícios eventuais em virtude de nascimento, morte, situações de vulnerabilidade temporária e de calamidade pública, no âmbito da Política Municipal de Assistência Social e dá outras providências;
II. PROJETO DE LEI Nº 020/2021, que autoriza o Executivo Municipal a regularizar a doação de lotes urbanizados e dá outras providências;
III.  PROJETO DE LEI Nº 021/2021, dispõe sobre o programa de liquidação de débitos incentivados e dá outras providências;
IV.   PROJETO DE LEI Nº 022/2021, que autoriza a abertura de crédito especial de verbas no orçamento vigente e dá outras providências;
Pelo Executivo Municipal foi encaminhado, ainda, o Boletim Mensal, Boletim de bancos e Balancete das receitas e despesas da Prefeitura Municipal de Tapiratiba, referente ao mês de maio de 2021, para análise dos Vereadores;
 
De autoria dos VEREADORES CARLOS ROBERTO DA SILVA JÚNIOR, ALESSANDRO ANDRIAN FRANCESCHINI E JOSIANE ESTEVÃO MORAES deram entrada para apreciação das Comissões e depois desta análise para deliberação do Plenário, os seguintes projetos:
I. PROJETO DE LEI Nº 005/2021, que proíbe a utilização de verba pública no município de Tapiratiba, em eventos e serviços que promovam a sexualização de crianças e adolescentes e dá providências correlatas.
II.  PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 02/2021, que dispõe sobre criação da Frente Parlamentar em defesa dos direitos da pessoa com deficiência e doenças raras e dá outras providências;
 
Na ORDEM DO DIA, os Vereadores aprovaram, por unanimidade, os seguintes Projetos de Lei:
 
Ø  PROJETO LEI Nº 017/2021, DE 18 DE MAIO DE 2021, DE AUTORIA DO EXECUTIVO MUNICIPAL, QUE AUTORIZA A ABERTURA DE CRÉDITO ESPECIAL POR REMANEJAMENTO, NO ORÇAMENTO VIGENTE, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
BREVE EXPLANAÇÃO DO PROJETO:  O Projeto de Lei, ora aprovado, prevê que a Câmara Municipal autorize o Departamento de Contabilidade da Prefeitura do Município de Tapiratiba, para que promova abertura de crédito no orçamento vigente, no valor de R$ 50.000,00. A Justificativa é que o município necessita remanejar crédito dentro do orçamento anual para fins de custear a distribuição do KIT LANCHES, que deverão ser distribuídos gratuitamente à usuários do transporte público de saúde que estão em tratamento nas cidades vizinhas, e o que se pretende é autorização para aplicação dos recursos que já se encontram nos cofres públicos.
 
Ø  PROJETO LEI Nº 018/2021, DE 28 DE MAIO DE 2021, DE AUTORIA DO EXECUTIVO MUNICIPAL, QUE AUTORIZA A ABERTURA DE CRÉDITO EXTRAORDINÁRIO DE VERBAS NO ORÇAMENTO VIGENTE, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
BREVE EXPLANAÇÃO DO PROJETO:  O Projeto de Lei, ora aprovado, prevê que a Câmara Municipal autorize o Departamento de Contabilidade da Prefeitura do Município de Tapiratiba, para que promova abertura de crédito no orçamento vigente, no valor de R$ 81.196,92. A Justificativa é que o município obteve recursos financeiros para combate à COVID-19 e o que se pretende é autorização para aplicação dos recursos que já se encontram nos cofres públicos
 
Ø  PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR N° 005/2021, DE 15 DE ABRIL DE 2021, DE AUTORIA DO EXECUTIVO MUNICIPAL, DISPÕE SOBRE A EXTINÇÃO DE CARGOS DO QUADRO PERMANENTE DA PREFEITURA MUNICIPAL EM VIRTUDE DE REVOGAÇÃO PARCIAL DA LEI QUE OS CRIOU E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
BREVE EXPLANAÇÃO DO PROJETO: O projeto em questão visa extinguir o cargo de ANALISTA DE RECURSOS HUMANOS (denominado anteriormente de ENCARREGADO DE COMUNICAÇÃO ADMINISTRATIVA), dos quadros da Prefeitura Municipal, em atenção à recomendação do Ministério Público do Estado, que entendeu que o cargo em questão não atende os requisitos legais e constitucionais para ser atribuído como cargo comissionado, devendo ser extinto e, se necessário, criado como cargo de provimento efetivo.
 
Ø  PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR N° 002/2021, DE 14 DE MAIO DE 2021, DE AUTORIA DO VEREADOR DANIEL GONÇALVES MENDES, DISPÕE SOBRE ALTERAÇÃO DO CÓDIGO TRIBUTÁRIO MUNICIPAL, LEI 362/93 DE 23 DE DEZEMBRO DE 1993 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
BREVE EXPLANAÇÃO DO PROJETO: O projeto em questão visa adequar a nossa legislação tributária ao CTN - Código Tributário Nacional - bem como ao entendimento majoritário e pacífico na doutrina e jurisprudência, consequentemente favorecerá o contribuinte tapiratibense que por muito tempo vem arcando com impostos a maior no imposto sobre transmissão de bens imóveis. O que se pretende com o projeto é extinguir o laudo de avaliação do imóvel, passando a utilizar o valor venal do imóvel utilizado para cobrança do IPTU, também para o ITBI.
 
 
Ø  PROPOSTA DE EMENDA À LEI ORGÂNICA Nº 001-2021 DE 24 DE MAIO DE 2021, DE AUTORIA DAS COMISSÕES PERMANENTES, QUE DISPÕE SOBRE ALTERAÇÕES NOS ARTIGOS: 9º, 31, 35, 45 E 64, DA LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO DE TAPIRATIBA, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
BREVE EXPLANAÇÃO DO PROJETO: Objetiva o Projeto de Emenda à Lei Orgânica alterar dispositivos da Lei Orgânica do Município em consonância à Lei Federal nº 12.527, de 18 de novembro de 2011 – Lei de Acesso à Informação – alterando o prazo de resposta de todos pedidos de informações no município para 20 dias prorrogáveis por mais 10 dias, bem como alterar dispositivos sobre processo legislativo, em conformidade e simetria às Constituições Federal e Estadual, passando a exigir votação em dois turnos para votação de Projeto de Lei Complementar.
 
Além das votações dos projetos acima descritos, outros assuntos foram tratados na presente sessão, os quais constam nas Indicações, Requerimentos e Moções apresentados pelos Vereadores, que seguem abaixo:
 
VEREADOR ADILSON SEBASTIÃO RODRIGUES
1.- Requerimento ao Executivo Municipal, solicitando informações referentes ao Contrato nº 026/2021 – compra gêneros alimentícios da agricultura familiar
2.- Requerimento ao Executivo Municipal, solicitando informações referentes ao Contrato nº 069/2021 – compra de gerador
3.- Requerimento ao Executivo Municipal, solicitando informações referentes ao Contrato nº 070/2021 – projeto de combate a incêndio;
4.- Requerimento ao Executivo Municipal, solicitando cópia dos contratos realizados nos anos de 2020 e 2021, entre a Prefeitura Municipal de Tapiratiba com a empresa Exp. Engenharia e Projetos Ltda – CNPJ 33.137.828/0001-45 e também com a empresa Hiper Ambiental Eireli – CNPJ 15.789.185/0001-32, incluindo os contratos relacionados com os empenhos nºs: 2821/2021 (Serviços prestados – R$ 193.772,75) e 4664/2020 (Plano Municipal Integrado de Saneamento Básico – R$ 59.900,00) respectivamente;
5.- Requerimento ao Executivo Municipal, solicitando informações a respeito da formação de comissão de acompanhamento da COVID-19;
6.- Indicação ao Executivo Municipal, solicitando providências para regularização de iluminação pública nas vias públicas em que especifica;
7.- Indicação ao Executivo Municipal, solicitando providências para limpeza geral nas vias públicas em que especifica;
8.- Indicação ao Executivo Municipal, solicitando ações relacionadas as fiscalizações do decreto sobre restrições para diminuir a disseminação da COVID-19, em especial a ocorrência de aglomerações;
9.- Indicação ao Executivo Municipal, solicitando a verificação da viabilidade da expansão das idades para vacinação em nosso município, visando aumentar o número de pessoas imunizadas;
10.- Indicação ao Executivo Municipal, solicitando a verificação da viabilidade da expansão do horário de vacinação da COVID-19 em nosso município;
11.- Indicação ao Executivo Municipal, solicitando a verificação da viabilidade da regularização do Centro de Triagem da COVID-19;
12.- Indicação ao Executivo Municipal, solicitando a verificação da viabilidade da regularização do atendimento médico no Centro de Triagem da COVID-19;
 
VEREADOR CARLOS ROBERTO DA SILVA JÚNIOR e ALESSANDRO ANDRIAN FRANCESCHINI
1.-  Requerimento ao Executivo Municipal, solicitando informações a respeito do Conselho Municipal dos direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA;
2.-  Indicação ao Executivo Municipal, solicitando providências junto ao setor competente para reparos de manutenção em bueiros nos locais em que especifica;
 
VEREADORA ELAINE CRISTINA FERREIRA
1.- Requerimento ao Executivo Municipal, solicitando informações a respeito da Lei Federal nº 13.722, de 04 de outubro de 2018, referente a capacitação de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino, em noções básicas de primeiros socorros, no âmbito de nosso município;
2.- Indicação ao Executivo Municipal, solicitando a viabilidade da instalação de coletores de lixo em pontos estratégicos, para coleta de lixo seletiva de lixo na zona rural do município;
3.- Indicação ao Executivo Municipal, solicitando a limpeza, urgente, do campo de futebol do Jardim Renascer, bem como, a viabilidade da implantação de Grama Artificial, junto ao mesmo, como foi feito em outros bairros;
4.- Indicação ao Executivo Municipal, solicitando providências junto ao setor competente sobre a viabilidade da distribuição de álcool gel para o proprietário de veículos coletivos que fazem transporte de trabalhadores;
5.- Indicação ao Executivo Municipal, solicitando providências junto ao setor competente sobre a viabilidade de realizar o estacionamento de mão única, alternado por quarteirão, na extensão que compreende da Rodoviária até a Igrejinha na Rua Ernesto Tranquiline;
6.- Indicação ao Executivo Municipal, solicitando providências junto ao setor competente para construção de redutores de velocidade (lombadas) nas vias públicas em que especifica;
7.- Indicação ao Executivo Municipal, solicitando providências junto ao setor competente para solicitando a viabilidade de realizar a pintura das faixas de pedestres e lombadas, nas vias públicas em que especifica;
8.- Indicação ao Executivo Municipal, solicitando providências junto à defesa civil, solicitando a avaliação das casas, de propriedade da Prefeitura Municipal, localizadas na Rua Thomaz José Dias, próximo ao nº 1302;
9. – Moção de Parabenização a toda equipe do Hospital São Lucas, parabenizando-os pelo excelente trabalho que vêm realizando, junto aquela instituição, neste momento tão delicado de pandemia.
10. – Moção de Parabenização a toda equipe do Centro de Atendimento COVID-19, parabenizando-os pelo excelente trabalho que vêm realizando neste momento tão delicado de pandemia.
 
VEREADOR EMERSON APARECIDO MORAES
1.- Requerimento ao Executivo Municipal (Auditoria Fiscal do Município), solicitando que seja remetido a esta Casa um levantamento de todos os parcelamentos de débitos municipais da empresa TRANSER CENTRO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS LTDA – ME, esclarecendo se tais débitos já estavam inscritos em dívida ativa e se existia Lei Municipal que autorizava o parcelamento dos débitos;
2.- Requerimento ao Executivo Municipal (Diretoria Municipal de Saúde), solicitando informações relacionadas ao setor de saúde do município;
3.- Indicação ao Executivo Municipal, solicitando a realização de estudos sobre a viabilidade de aumentar piso salarial da Guarda Civil Municipal.
 
VEREADOR GILSON FERNANDO FERREIRA
1.- Requerimento ao Executivo Municipal (Auditoria Fiscal do Município), solicitando informações sobre eventuais parcelamentos de débitos municipais da empresa TRANSER CENTRO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS LTDA – ME, esclarecendo se tais débitos já estavam inscritos em dívida ativa e se existia Lei Municipal que autorizava o parcelamento dos débitos;
2.- Requerimento ao Executivo Municipal (Diretoria Municipal de Saúde), solicitando informações sobre quais medidas foram e estão sendo tomadas para mudança do local de triagem para atendimento da COVID-19;
3.- Indicação ao Executivo Municipal, solicitando providências para a limpeza e reparos de manutenção do campo de futebol do Jardim Renascer;
4.- Moção de Parabenização a todos os Servidores Públicos Aposentados, pela passagem da comemoração do seu dia em 17 de junho p.p.;
5.- Moção de Voto de Pesar pelo falecimento da Sra. Elaine Cristina da Silva Gonçalves;
6.- Moção de Voto de Pesar pelo falecimento do Sr. Ednelson Noronha;
7.- Moção de Voto de Pesar pelo falecimento do Sr. Mauro Fernandes;
 
2.7-  PLENÁRIO DA CÂMARA MUNICIPAL
2.7.1.-  Requerimento ao Executivo Municipal, solicitando informações a respeito das ações que são realizadas na fiscalização do cumprimento da Lei Municipal nº 1251/2020;
 
2.8.- TAPIRATIBA PREV
2.7.1.-  Balancete das receitas e despesas do Instituto de Previdência Municipal referente ao período de janeiro a maio de 2021.