21 de março: Dia Internacional da Síndrome de Down

O Dia Internacional da Síndrome de Down (DISD) é observado em 21 de março de cada ano. A síndrome de Down é uma condição genética que causa alteração no cromossomo 21 das células, fazendo com que existam três cromossomos no lugar de dois. A data de comemoração não foi escolhida por acaso. O dia 21 de março faz analogia a chamada trissomia do 21.
O Dia Internacional foi criado pela Síndrome de Down Internacional (Down Syndrome International) e seu reconhecimento oficial pela ONU, Organização das Nações Unidas, foi proposto pelo Brasil.
Neste dia, pessoas com síndrome de Down e aqueles que vivem e trabalham com elas em todo o mundo organizam e participam de atividades e eventos para aumentar a conscientização e criar uma voz global única para defender os direitos, inclusão e bem-estar das pessoas com síndrome de Down.
É importante ressaltar que a Síndrome de Down não é uma doença. Segundo o IBGE, cerca de 300 mil brasileiros nascem com essa condição.
Vamos escutar as pessoas com síndrome de down. Vamos ficar atentos às demandas das famílias para ver as necessidades que elas enfrentam na educação e no encaminhamento dos filhos e filhas e também valorizarmos os profissionais que atuam nessa área.

PODER LEGISLATIVO “EXPRESSÃO LEGÍTIMA DA VONTADE POPULAR”